CHAMADA PARA ARTIGOS EM LITERATURA E ESTUDOS CULTURAIS
A revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea está recebendo artigos e resenhas para a edição de julho-dezembro de 2014. Publicada pelo Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea da Universidade de Brasília, a revista tem o compromisso de fomentar o debate crítico sobre a literatura contemporânea produzida no Brasil, em suas diferentes manifestações, a partir dos mais diversos enfoques teóricos e metodológicos, com abertura para o diálogo com outras literaturas, em especial da América Latina.
O número 44 trará uma seção temática sobre Literatura e Estudos Culturais. O dossiê proposto por Alfredo Cordiviola (UFPE) e Claudia Junqueira de Lima Costa (UFSC) apresenta as seguintes possibilidades de enfoques:
- O campo dos estudos culturais: genealogia, evoluções, temas, pressupostos teóricos e práticas relacionadas à crítica literária.
- O lugar das áreas e da interdisciplinaridade nos estudos culturais.
- Os estudos culturais e o local de enunciação: políticas acadêmicas hegemônicas e periféricas.
- As relações entre os estudos culturais, o feminismo, os estudos étnico-raciais e os estudos da (pós)colonialidade.
- O questionamento do cânone pelos estudos culturais.
- Diferentes abordagens da literatura brasileira contemporânea a partir dos estudos culturais.
A revista conta também com uma seção de tema livre, onde são publicados artigos de diversas abordagens sobre a literatura brasileira contemporânea. Há ainda espaço para resenhas de obras de ficção, poesia, crítica literária e teoria literária publicadas nos últimos 24 meses.
O prazo final para o envio de artigos para a seção temática é 30 de maio de 2014.
As colaborações para as demais seções são recebidas em fluxo contínuo.
As normas para publicação estão disponíveis aqui.
Os artigos e resenhas devem ser enviados para: revistaestudos@gmail.com
A editora da revista, Regina Dalcastagnè, já esteve presente no Jogo de Ideias de 2006. Confira sua fala sobre literatura contemporânea. Ela retornou em 2011 participando da mesa “Como Nasce uma Obra Quanto ao Gênero?”
Nenhum comentário:
Postar um comentário